Date Masamune - O "Dragão de Um Olho"


Date Masamune foi um dos samurais mais impiedosos e violentos do Japão feudal. Aonde ele passava inspirava medo em seus inimigos. Seu talento como estrategista e brutalidade nos combates eram suas principais características. A falta de um dos olhos e sua atitude ousada no campo de batalho o rendeu o apelido de "dragão de um olho". "Apesar de sua natureza violenta ele...



...também foi o responsável por abrir as portas de sua provícia para os missionários jesuítas, e era conhecido por ter uma curiosidade insaciável por tecnologia ocidental.

Nascido em 1567, Date Massamune (sendo "Date" seu nome de família) era o filho mais velho de Date Terumune, líder do famoso clã Date. Como filho mais velho era seu privilégio se tornar o hedeiro e líder do clã após seu pai. Um caso grave de varíola em sua infância o fez perder a visão de um dos olhos, o que fez sua mãe questionar se ele estava realmente apto à tarefa de liderar o clã. Apesar da desconfiança, Massamune liderou sua primeira campanha em guerra com apenas 14 anos de idade, e aos 17 assumiu o posto de daimyo no lugar de seu pai, que desejava se aposentar do cargo.

Emblema do clã Date

A falta de experiência e o início precoce resultaram em várias derrotas para Massamune em seus primeiros anos. Apesar das detativas desastrosas, essas derrotas foram a escada para o sucesso de Massamune. A medida que sua experiência crescia no campo de batalha sua fama de espalhou pelo Japão. Seus primeiros alvos como líder do clã Date foram as províncias vizinhas. Ele iniciou uma campanha de guerra pela conquista de todos os territórios circunvizinhos, e isso significava vencer os clãs que dominavam aquela região. Certa vez a família Hatakeyama (um dos clãs vizinhos) implorou ao pai de Massamune que o convencesse de desistir da campanha de guerra na conquista daquelas terras. O pai dele retrucou dizendo que nem mesmo ele conseguia controlar o filho selvagem. A família Hatakeyama, temendo um invasão, sequestrou o pai de Massamune para forçá-lo a desistir da guerra. O pai sequestrado enviou uma mensagem ao filho dizendo para matar todos os seus sequestradores, mesmo que isso custasse a própria vida dele no processo. Massamune fez exatamente como o pai disse, e sua investida matou todos os envolvidos no sequestro, sendo que a investida custou a vida de seu pai como previsto. A morte e tortura dos sequestradores de seu pai espalharam a fama de Massamune no Japão.

A imagem de Date Massamune era bem característica: um general de um só olho que usava um capacete com um símbolo de lua minguante. O exército dele também era conhecido por usar armadura negra e capacete dourado. Certa vez Massamune deliberadamente desacatou as ordens do então regente do Japão, Toyotomi Hideyoshi. Apesar da raiva de Hideyoshi, Massamune foi perdoado, ao invés de receber sentença de morte. Apesar da tensão causada, Massamune serviu lealmente a Hideyoshi em campanhas na Coréia, e mais tarde serviu a seu sucessor, Tokugawa.

Ilustração moderna de como seria Date Massamune

Date Massamune também foi conhecido por permitir que os missionários cristãos atuassem livremente em sua província, sendo ele um dos patronos do cristianismo no Japão. Além disso, sua curiosidade incansável pela tecnologia ocidental o levou a patrocinar as primeira expedições diplomáticas do Japão ao ocidente, incluindo uma expedição especial ao Vaticano.