A Espada Ninja: Fato ou Mito?

A espada reta de guarda quadrada é conhecida por muitos como “ninjato” ou “espada ninja”, mas será que essa espada realmente existiu na história?




A popularização dos ninjas nos filmes de Hollywood na década de 80 causou o aparecimento de muitas informações falsas à respeito dessa classe de guerreiros do Japão feudal. Alguns dizem que a espada reta de guarda quadrada foi uma dessas informações falsas criadas pela mídia ocidental. Será que isso é verdade?


Filme: Ninja Assassino (2009)

O esteriótipo do ninja com uma espada reta de guarda quadrada vem muito antes dos anos 80. O clássico japonês de 1962 “Shinobi no Mono”, lançado muitos anos antes da febre ninja na mídia ocidental, é um dos vários filmes e desenhos lançados no Japão que mostra todo o aparato “clichê” ninja que conhecemos, quebrando a teoria de que a espada foi criada por Hollywood:




Voltando ainda mais no tempo, temos alguns registros que retratam o uso de espadas retas com guarda quadrada, como é o caso do documento “Zohyo Monogatari” do século XVII:

Detalhe para a espada reta de tsuba quadrada ao chão e às katanas com guarda e curvatura diferente na mesma figura

Kokan Nagayama, um dos mestres polidores de espadas mais respeitados do Japão, explicou em seu livro “The Connoiseurs Book of Japanese Swords” como e porquê haviam espadas de lâmina reta. Ele aponta que muitas vezes as lanças de baixa qualidade utilizadas por soldados eram adaptadas para se tornar uma espada, e essa adaptação gerava espadas de lâmina reta:
         
À esquerda a capa do livro, à direita a linha pontilhada feita pelo autor indica como era adaptada a lança em espada

O antes e o depois da lança cortada e adaptada em espada

O fato da espada de lâmina reta ter existido no Japão não significa necessariamente que ela era uma espada de uso esclusivo dos ninjas, mas que ela era uma espada de baixo custo extremamente compatível com o arsenal ninja, que era composto de uma série de ferramentas e materias baratos adaptados como arma. Os ninjas não possuíam um tipo exclusivo de espada, eles podiam utilizar o modelo que eles achassem mais conveniente (como também é retratado na história vários ninjas utilizando katanas e wakizashis), mas a maioria dos museus hoje no Japão retratam a espada reta de guarda quadrada como a espada mais icônica do ninja:

A espada ninja exposta no museu de Iga, Japão




A diferença entre Ninjato, Shinobigatana e Chokuto

Ninjato: A tradução literal da palavra é “espada ninja”. Conforme falado anteriormente esse termo poderia ser utilizado para qualquer espada de uso ninja, mas hoje a espada mais associada com esse termo é a espada reta de guarda quadrada.

Shinobigatana: Esse termo é a junção de “shinobi”+”katana”, ou seja, a “katana do shinobi”. Geralmente ela se refere à uma espada muito parecida com uma katana, mas com uma lâmina encurtada e um cabo prolongado, também de uso ninja.

Chokuto: A tradução literal é “espada reta”. Esse termo geralmente é utilizado para se referir à uma categoria de espada utilizada no século VI e VII. Eram espadas de lâmina reta com um só gume, de forma geral inspiradas nas espadas utilizadas na China. Levando isso em conta esse termo não seria o melhor para descrever a espada reta de guarda quadrada, pois teríamos uma confusão nos dois tipos diferentes de espada.