Como Fazer a Manutenção de uma Katana?



Comprou uma katana e está com dúvida sobre o que deve e não deve ser feito? Sua katana começou a aparecer algumas manchas? Sem fio? Veja abaixo as 11 dicas para deixar sua katana sempre 100%!




1- Minha katana pode enferrujar? 

R: Espadas afiadas para cortes e impactos não podem ser feitas em aço inox (pois ele fica muito frágil em lâminas maiores que 30 cm). Espadas funcionais são sempre feitas em aço de alto carbono. O aço de alto carbono pode enferrujar, mas se ele for tratado de forma correta a lâmina não enferruja.

2- Acabei de receber minha espada! Ela está com um óleo/pasta na lâmina. O que devo fazer? 

R: Este óleo que vem na espada é para protegê-la contra ferrugem durante o transporte. Você pode e deve retirar o óleo assim que receber a espada. Para retirar o óleo é só passar um pano de algodão limpo na lâmina até remover todo o óleo original (cuidado com o fio para não se cortar!).

3- Posso guardar a espada assim? 

Não, nunca deixe sua espada seca, sem óleo. Logo após a retirada do óleo original você deve aplicar um óleo de sua escolha na lâmina.

4- Qual óleo devo utilizar e como aplicar ele? 

Existem diferentes tipos de óleo que podem ser utilizados. Recomendaremos 3 óleos em especial: WD40 (ou similares), óleo singer (ou similares) ou óleo choji. O dois primeiros podem ser encontrados facilmente em qualquer loja de ferramentas:

Óleo singer e WD40 na prateleira de uma loja de ferramentas 

No caso do WD40 a aplicação é por spray, basta afastar o spray à uma distância de cerca de 30 cm e aplicar em toda a lâmina, nos dois lados. Se estiver usando o óleo singer você pode aplicá-lo na lâmina com a ajuda de um pano de algodão limpo e seco. Nos dois casos o único cuidado que você deve ter é de deixar uma camada de óleo na lâmina, para evitar a ferrugem. Verifique ocasionalmente (pode ser uma vez por mês) se o óleo ainda está lá e se está tudo correto. Se a lâmina estiver seca passe o óleo novamente. Em cidades que possuem muita umidade você deve verificar com mais frequência. Óleo Choji: esse óleo é o utilizado no Japão para fazer a manutenção da forma tradicional, falaremos dele mais tarde.

5- Passei o óleo! Posso guardar a espada dentro da bainha? 

R: Sim, pode guardar ou expor sua espada sem problemas, apenas cheque ocasionalmente se o óleo não secou e ainda está lá.

6- Quero utilizar minha espada para cortes. Preciso ter algum cuidado especial? 

R: Depois que fizer os cortes é necessário limpar bem a lâmina, pois o objeto que cortou deixou resíduos nela. Primeiro você deve passar um pano seco de algodão para limpar a sujeira maior. Se o que você cortou foi alguma fruta, galho ou árvore é importante lavar a lâmina. Com a ponta da espada virada para baixo (para a água não molhar o cabo) passe água na área da lâmina que está com sujeira até limpar. Se estiver ruim de limpar pode passar sabão utilizando a parte amarela de uma esponja nova (que não tenha sido utilizada para nada a não ser a lâmina). Depois disso seque completamente a lâmina com uma pano de algodão (não deixe nenhum resíduo da água, é ela que causa a ferrujem à longo prazo). Com a lâmina completamente seca e limpa você pode passar o óleo e guardar a espada.

7- Tenho que ter mais algum cuidado? 

R: Não toque na lâmina com a mão ou nenhuma parte do corpo, isso irá causar pontos de ferrugem. Se for necessário tocar na lâmina você deve limpar ela com um pano e aplicar o óleo logo depois. Em caso de uso em corte ou toque na lâmina limpe de imediato e passe o pano, a ferrugem pode aparecer da noite para o dia se a espada for guardada com algum problema.

8- E o kit de manutenção tradicional japonês (com óleo choji)? 

R: O kit pode ser utilizado sim, mas ele não é essensial para a manutenção da espada. Se os procedimentos acima forem feitos de forma correta a espada estará 100% protegida, sem a necessidade do kit tradicional.

9- A lâmina perde o fio? 

R: Todas as lâminas do mundo precisam ser afiadas após certo tempo de uso (se ela não for utilizada ela mantém o fio). Nós recomendamos as orientações desse vídeo para fazer a afiação:

https://www.youtube.com/watch?v=Z7lLCSuWTgY 

*Observação: o vídeo é sobre facas, mas a mesma técnica é utilizada para espadas. A pedra de afiação utilizada para a katana deve ser uma praticamente lisa, caso contrário a pedra irá arranhar a lâmina. No momento de fazer a afiação divida a lâmina em 3 setores (base, meio e ponta), afie 1 setor por vez.

10- Devo trocar o óleo de quanto em quanto tempo? 

R: Você deve trocar o óleo a cada 1 ou 2 meses.

11- Tem um ponto/mancha de ferrugem na minha lâmina. O que devo fazer? 

R: Passe bombril na área que apresente o ponto. Passe por tempo suficiente até remover todo o ponto de ferrugem. Esse procedimento pode demorar em alguns casos, você pode repetir ele por alguns dias até ficar totalmente limpo. Depois de passar o bombril sempre passe um pano para retirar as impurezas da lâmina e aplique o óleo logo depois.

Resumo da manutenção: 

A manutenção da espada é tecnicamente simples, sempre se certifique que existe uma camada de óleo na espada e ela estará livre de ferrugem. Troque o óleo a cada um ou dois meses e se certifique que não tem nenhum ponto de ferrugem se iniciando. Se tiver algum ponto de ferrugem basta seguir as instruções do item 11.